Apoios

Descubra as fontes de financiamento disponíveis para melhorar o conforto térmico e a eficiência energética da sua habitação.

Logo Elar, eletrificação em casa

O Programa E-LAR é uma medida do PRR que visa apoiar financeiramente pessoas singulares na substituição de soluções baseadas em combustíveis fósseis (como o gás) por alternativas elétricas mais eficientes e sustentáveis.

Em execução: Submissão de candidaturas com início a 11 de dezembro de 2025, a decorrer até esgotar a dotação prevista, tendo como limite a data de 30 de junho de 2026.

Vale Eficiência (2024 - fase 2)

Logo Vale Eficiência

O Vale Eficiência apoia as famílias economicamente vulneráveis, atribuindo a cada beneficiário até três vales no valor de 1300 euros mais IVA para melhorar o desempenho energético da sua habitação.

Em execução: Submissão de candidaturas encerrada.

Tarifa Social de Energia

Logo do Ministério do Ambiente e Energia

A Tarifa Social  de Energia é um apoio social aos consumidores economicamente vulneráveis.
Esta medida consiste na atribuição de um desconto, aplicado automaticamente, sobre as tarifas de acesso à rede de eletricidade em baixa tensão e/ou de gás natural em baixa pressão, traduzindo-se numa redução da fatura mensal de energia (eletricidade e/ou gás natural).

Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais

Logo da Câmara Municipal de Cascais

O Fundo Verde apoia as famílias do município de Cascais na implementação de medidas de eficiência energética em edifícios, habitações ou espaços de trabalho. Pretende contribuir para a redução das despesas com energia dos agregados do município, adotando um modelo de transferência antecipada para os mais carenciados, para assegurar uma transição energética mais justa e inclusiva.

Botija de Gás Solidária

Logo do Ministério do Ambiente e Energia

A Botija de Gás Solidária é um apoio aos consumidores economicamente vulneráveis, através do pagamento de 15 euros na aquisição de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) engarrafado, com limite de uma unidade por mês e por beneficiário. O apoio será pago durante o ano de 2025 e até que se esgote a sua dotação.